top of page
Buscar
Foto do escritorRebecca Alethéia

10 DICAS IMPREDÍVEIS PARA VIAJAR PELA ÁFRICA AUSTRAL


Se viajar pela África é o seu sonho, Rebecca Aletheia, compartilha 10 dicas que irão dar-lhe razões de sobra para te inspirar a realizar de uma forma que nem imagina. 

Antes de dar todas as dicas preciso dizer quais são os países que fazem parte da África Austral, são eles: África do Sul, Angola, Botsuana, ESwatini/Suazilândia, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Moçambique, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué.


1 — Visto 

Brasileiros dispensam de visto para entrar na África do Sul (SA), Botsuana, Reino de ESwatini/Suazilândia e Namíbia e podem ficar até 90 dias.

Em relação aos demais países é possível tirar o visto na entrada do país (aeroportos e fronteiras). 

Deixo aqui o website do consulado do Itamarati para confirmar as informações e dizer que o site está desatualizado em relação a ESwatini/Suazilândia. 


2 — Viajar por 2/3 países na mesma viagem

É possível viajar mais de 2 países da África Austral na mesma viagem, não vou estender-me nos roteiros, mas deixo aqui uma leve ideia do que é poderá fazer, são eles:


África do Sul, Moçambique, Eswatini — Uma viagem por Joanesburgo, Kruger Park, Maputo, Mebabane e Lombaba; é um roteiro possível e magnífico.  Vivenciar as diferenças e similaridades perceptíveis pelas roupas tradicionais e línguas locais entre esses países traz a possibilidade de ver a migração dos povos zulu.


Rebecca ALethéia na ferroviária de Maputo – Viajar pela África Austral

Essa viagem é possível via agências de turismo assim como de forma independente de ônibus, autocarro ou vans.


África do Sul e Namíbia — Um roteiro bem realizado nos últimos anos por carro saindo de Cape Town sendo possível visitar boa parte da Namíbia, uma viagem pelo deserto africano regado de muita cultura e um país não muito explorado pelos turistas. É possível encontrar agências de viagem fazem esse passeio. 


África do Sul e Lesoto — Joanesburgo, Pretoria e Lesoto — Um roteiro pouco realizado pelos viajantes, mas é possível ir para Lesoto e uma rota comum de carro pelos sul africanos.


Zimbabué, Botsuana e Zâmbia — Na região das Cataratas Vitórias é possível visitar os 3 países, pois são muito próximos, Zâmbia e Zimbabué dá para cruzar a fronteira caminhando, contemplando e sentindo toda a atmosfera da Victória Falls. 


Rebecca ALethéia na Victória Falls Zambia – Viajar pela África Austral

Rebecca ALethéia na Victória Falls Zambia – Viajar pela África Austral

3 — Clima de inverno é possível

Engana-se quem pensa que na África só existe calor extremo, vou dizer-te que é possível passar frio por esses países, neve irá encontrar em Lesoto devido a sua altitude, nos meses de maio a agosto tem mínima de -1 °C e máxima de 15 °C.


Nesta mesma época a temperatura não é diferente nos países ao redor, Zimbabué mínimo 8ºC e máxima de 22 ºC; ESwatini/Suazilândia o clima é entre 6 °C a 23ºC ; África do Sul de 2ºC a 26 °C.


4 — Festivais de música

Todos os países da África Austral contam com festivais musicais incríveis e muito bem organizados com infraestrutura de primeiro mundo, ocorrem em épocas diferentes e há uma movimentação enorme para estar presente e poder ouvir excelentes artistas. Deixo aqui alguns links do website desses festivais.


Rebecca Aletheia no Festival Bush Fire – Reino de Eswatini

Bush Fire — O maior festival de música da África ocorre todos os anos em ESwatini vem pessoas do mundo inteiro para apreciar e poder vivenciar a tradição do festival- https://www.bush-fire.com/


Azgo — Festival de arte e cultura com um forte enfoque em artistas de Moçambique e de todo o continente africano. https://www.azgofestival.com/


Deixo aqui um relato e um vídeo que pude produzir este ano no festival.


Maletsuanyane Braai — acontece em Lesoto mais especificamente próximo às cachoeiras Maletsunyane, sim na catarata que foi certificada pelo Guiness como o maior rappel de gota única, operado comercialmente pelo mundo.  https://www.maletsunyanebraaifest.co.ls/


Lake of Stars — este festival ocorre no Malawi ao redor do lago Malawi, e não há melhor combinação para uma só festa entre música, lago e cultura africana. https://lakeofstars.org/


5 — É possível viajar sozinha

Tomar a decisão de viajar sozinha e uma das primeiras perguntas ao escolher o local é sobre a segurança para realizar essa viagem a “sós”, e vou dizer-lhe que essa palavra a sós não existe porque o espírito de coletividade e ajuda mútua irá encontrar na África. Cuidado e cautela cabem em todos os lugares. 


Rebecca ALethéia em Vilankulos Moçambique – Viajar pela África Austral

Deixo aqui um relato do meu mochilão e como foi viajar sozinha por 6 países da África Austral. 


6 — Língua oficial Português ou Inglês

Países como Angola e Moçambique tem o português como língua oficial, o que facilita muito aos não falantes de inglês. 


Os demais países da África Austral é o inglês. Em muitas cidades irão encontrar o idioma de cada província, região, vilarejos, porém a língua predominante é o inglês ou o português dependendo do país (Angola e Moçambique).

 

7 — Imersão cultural

A imersão na cultura africana é algo que acontece naturalmente! A riqueza cultural gastronómica, danças, músicas, pinturas, cerimonias e rituais são momentos que precisam e devem ser vividos.


Rebecca ALethéia em Chikawa Malawi de grupo de apoio de Mulheres – Viajar pela África Austral

Cada país tem a sua própria cultura e arte, vale ressaltar a importância do respeito, assim como pedir licença para participar, assistir, filmar, fotografar.


Muitos ritos têm muito significado aos ancestrais, espíritos e para as comunidades. Conhecer a história do berço da humanidade assim como compreender o processo de imigração, escravização dos povos africanos é poder está disposto a trocar e aprender lições para a vida que talvez nunca foram contadas na escola.  


8 — África é Rica 

A África além de riqueza cultura, de pessoas afetuosas, do espírito mútuo, da coletividade e obviamente das riquezas naturais é possível encontrar um país rico em desenvolvimento em muitas áreas.


As capitais são muito desenvolvidas assim como as Províncias/Estados possuem poder possibilitando autonomia nas suas fontes de renda e desenvolvimento local.


É possível encontrar pessoas com ótimas condições de vida. Um exemplo prático que gosto de compartilhar é que África do Sul, por exemplo, em algumas cidades são possíveis encontrar UBER assim como Moçambique, app de táxi.


Hotel Emerson Spice – em Zanzibar – Tanzania

Os países têm buscado acompanhar o desenvolvimento mundial. 


9 — Previna-se contra a Malária

A malária é endémica nesses países, repelente nunca é D+, é aquele amigo para todas as horas e obviamente procure repelentes específicos para viagens.


Outra dica importante é beber a água tônica com quinina, que nada mais é um alcaloide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas, há estudos e relatos que a ingestão de uma lata diária previne malária, bom não custa tentar. 


Caso a sua viagem seja por 30 dias, há quem arrisque o uso da profilaxia antimalária, mas é importante sempre conversar com o seu médico sobre essa opção.

 

Se contrair malária é o seu maior medo para não viajar à África, vou dizer-lhe que temos a Dengue no Brasil, que também mata se não tratada em imediato assim como a malária. Muitos desses países têm sistema de saúde excelente e com profissionais muito bem qualificados, África do Sul e Angola.


10 — Beleza Natural 

África e os seus encantos, quando viajamos queremos lugares paradisíacos, lindos e se possível na sua maior diversidade que são montanhas, praias, lagos, savana, cachoeiras, cataratas, deserto assim como o contato com os animais terrestres, marítimos e pássaros. 


Há atividades para todos os gostos assim como a junção destes no mesmo local. Fazer a combinação de beleza natural com os esportes radicais são muito comuns assim como o maior Bungee Jump de ponte do mundo na ponte Bloukrans. A Victoria Falls, maior catarata e atração turística da África Austral. 


Rebecca Alethéia e Sonia Regina (mãe) viajando por Moçambique na Ilha de Moçambique

O safari sempre está entre as atividades mais famosas pelos seus belos animais da selva e que podem ser feitos na maioria dos países citados, mas destaco o Kruguer Park (SA), Chope Nacional Park, Okavango Delta, (Botsuana) Gorongosa (Moçambique) são alguns dos lugares desfrutar na África Austral. Assim como ver pinguins, focas, tubarões e as baleias que no mês de julho encantam os mares do sul ao norte da costa do oceano índico.  


Safari em Botsuana – Sinceramente um dos mais lindos que já vivenciei na vida

 Espero que essas dicas tenham sido importante para que possa realizar o seu sonho de viajar pela África e neste caso a Austral ou simplesmente entrar na sua lista dos sonhos.

 

Acompanhe o destaque do instagram sobre esses países no Instagram de


14 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page