top of page

afroturismo

faça você também

Manifesto

Afroturismo é liberdade 

Afroturismo é esperança 

Afroturismo é empoderamento 

Afroturismo é afeto 

Afroturismo é felicidade

Afroturismo é fortalecimento para a cultura e história negra

 

Dentre os vários direitos que o racismo estrutural reprimiu em nós, negros brasileiros, está o do prazer em realizar uma bela viagem, de desfrutar do turismo sem medo, sem receios.  A sensação de não pertencimento ao entrarmos em um avião, ao nos hospedarmos em um hotel ou ao realizarmos passeios turísticos sempre nos acompanhou, como se não tivéssemos o direito de estar ali, simples aproveitando o momento de lazer.  Talvez pelo banzo das "viagens forçadas" que nossos ancestrais fizeram para vários lugares do mundo. Talvez Provavelmente pela saudade não identificada da nossa terra mãe, pela proibição de que homens e mulheres negras tinham de viajar nos tempos da escravização ou mesmo de andar em bando no pós-abolição.

 

Mas os anos passaram, nos libertamos da opressão que o racismo tentou nos impor; nos empoderamos ideologicamente, socialmente e financeiramente para estarmos onde quisermos; para irmos para onde desejarmos e para afrontarmos qualquer tipo de limite que insistirem em nos impor.  As correntes excludentes foram quebradas e somos livres para estar onde nossa vontade nos levar. 

 

O Afroturismo cria o  reascende o desejo das pessoas visitarem e revisitarem lugares que contam as suas e as  nossas histórias, que fazem parte da nossa  e cultura. Fortalece pessoas negras que trabalham no setor do turismo. Pressiona hotéis, companhias aéreas, restaurantes e demais empresas do setor e da responsabilidade em aumentar a representatividade negra em todas as hierarquias de suas empreas. Afroturismo engaja os jovens profissionais negros a acreditarem que podem ter uma carreira promissora e bem sucedida. Gera a oportunidade de recontarmos nossa verdadeira história. Empodera nossa rica e linda cultura. Afroturismo é o pertencimento que sempre merecemos ter em qualquer lugar que quisermos estar. 

 

E deliciosamente podemos afroturistar e realizar conexões únicas através da Experimentando gastronomia diaspórica desfrutamos sabores e sensações de memórias ancestrais. Afroturistando temos o direito de desfrutar   através do  afeto o que realmente merecemos em nossos momentos de lazer.  Completamos aquela realização que falta na nossa felicidade. E faz bem para o corpo e para a alma. 

 

Aquilombe-se com a gente neste movimento de afroturistar. Abandone os ideais colonizados. Mude a sua forma de viajar. E garantimos: depois que você fizer a primeira viagem de afroturismo suas viagens não serão da mesma forma. Conecte-se com inesquecíveis descobertas ancestrais, que tem o Ubuntu na prática, pois no Afroturismo nós somos, porque vocês são. 

Coletivo pelo AFROTURISMO -  Bia Moremi , Rebecca Alethéia , Tania Neres , Guilherme Soares Dias e Hubber Clemente 

Sobre

Saiba mais

Obrigado pelo envio!

bottom of page